CONTEMPLANDO A VIDA COMO DOM E COMPROMISSO

Este ano a Campanha da Fraternidade desafiou os cristãos a buscarem, durante a Quaresma, a conversão a partir do cuidado especial para com a vida, compreendendo a vida em seu sentido amplo.

Na Páscoa da Ressurreição essa vida, que é dom e compromisso, alcança sua plenitude no próprio Cristo, pois n’Ele cada homem e mulher encontra a sua vocação de assumir a vida como meio transformador da sociedade.
O ressuscitado chama e convida os seus a olharem a vida com um novo olhar, a fazer da misericórdia uma prática cotidiana, a assumir para si a ação do “bom-samaritano” e a fazer do amor ao próximo uma realidade. Nesse sentido, o cuidado para com a vida em todas as suas dimensões deve ser levado ao extremo, isso é o que o Papa Francisco chama de “Revolução do Cuidado”.

A vocação cristã perpassa a vocação à vida, ao atender o Cristo que chama no mais profundo do ser. Compreende-se que é impossível amá-lo sem percebê-lo no outro e que, muitas vezes, o outro não encontra sua paz, dignidade e salvação porque tanto a sua vida, quanto a vida do planeta – espaço propício para o bem viver –, não estão sendo respeitadas.
Uma ação revolucionária é uma ação de extremos. É tempo de deixar os extremismos negativos de lado e assumir um extremismo que faça o bem, ou seja, o cuidado deve ser levado ao extremo.

A “Revolução do Cuidado” exige que o amor, a compaixão e a atenção, venham antes do julgamento. Como é bela essa vocação que o Cristo propõe a seus seguidores. De serem cuidadosos com o próximo, de serem zeladores da vida, de serem construtores de relações que ultrapassem a aparência, o comodismo e o preconceito. É um chamado, mas também é um desafio! A transformação que a Páscoa de Jesus inspira em cada homem e mulher tem característica de vocação. Precisa ser um novo chamado e um profundo apelo para uma mudança completa de olhar, de postura e de ação, para que o cuidado com o próximo, com o planeta e com a vida sejam, na verdade, frutos de um sim consciente à vontade de Deus.

Que cada cristão, ao responder o chamado de Jesus, possa colocar seu coração nas mãos e uma porção redobrada de justiça nesse mesmo coração, para que a vida seja cada vez mais compreendida e valorizada como um verdadeiro presente de Deus, princípio de salvação e meio para alcançar a eternidade.

Odailson Volpe – Coordenador do SAV/PV Arquidiocese de Maringá

(Texto publicado da Revista Maringá Missão de Abril de 2020)