Tempo do Advento

Advento (do latim Adventus: “chegada”) é um tempo de espera e esperança, tempo de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1, 14)”.

O Advento começa quatro semanas antes do Natal e vai até a véspera do Natal de Jesus. Esse tempo possui duas características: nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.

Por isto, o tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa da vinda, da manifestação de Deus e de seu Reino em nossas vidas.  Com o Advento abre-se para nós um tempo de vigilância e conversão, com uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No 1º domingo do Advento, celebrado neste dia 28 de novembro, acendemos a primeira vela da Coroa do Advento, quando somos convidados a aguçar nossa atenção a fim de percebermos os sinais da chegada do Reino em nossas vidas. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva, dissipando toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem.

A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, representando também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. Neste sentido, é necessário que permaneçamos vigilantes e preparados (Lc 21,34-36), como o povo do êxodo, para acolher a salvação de Deus (Ex 12,11), e acordados com boas obras. A vigilância e a oração constante são atitudes de esperança, que possibilitam discernir os sinais da presença do Senhor em nossas vidas.