TEMPO DA QUARESMA.
A Quaresma dura 40 dias.
Começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira da Semana Santa (a semana que antecede a Páscoa).
É um tempo de penitência, em que a igreja recorda o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.
Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios.
Na quinta-feira Santa, à noite, tem início o Tríduo Pascal, que compreende as últimas celebrações da Semana Santa.
Significado da Quaresma:
A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança.
Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
O que acontece na Quaresma?
Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.
Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fieis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.
A cor da liturgia quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
Omite-se o Glória e o Aleluia.
Durante este tempo é proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Exceto no 4.º Domingo, Domingo da Alegria.
Texto retirado do Grupo/Whatsapp (Ministério de Leitores – Catedral de Maringá)***