Antes mesmo de nascermos, Deus já tinha um projeto de vida para cada um de nós. E às vezes as escolhas que tomamos em nossas vidas nos distanciam desse projeto. Mas Deus está sempre nos chamando, seu convite para cada um é muito particular e ímpar, precisamos apenas querer.
Experimentei isso na minha vida também. Certo momento, percebi que era cristã porque minha família era, fiz catequese porque tinha que fazer, ia à missa porque tinha que ir. Não vinha do desejo do meu coração, mas um dia notei que precisava tomar uma decisão por mim mesma, precisava escolher um caminho. Nesse momento, muitos caminhos se abriram à minha frente, foi quando em um dia em especial, senti o amor de Jesus por mim, então me apaixonei por Ele.
Depois desse dia minha vida mudou. Descobri um Deus amoroso, que me ama, que cuida dos detalhes em minha vida, que me ensina a caminhar, que têm paciência e conhece as minhas limitações, mas mesmo assim, não desiste de mim. Como se antes de conhecer Jesus eu não enxergasse, e passei a enxergar. Passei a enxergar minha família, as pessoas ao meu redor, meus dias ficaram mais coloridos, eu passei a me enxergar também.
Nesse instante me vi diante um amor que me transformou por inteira, que curou as minhas feridas, que abriu os meus olhos, que me faz ver a beleza dos dias ensolarados e dos dias chuvosos, que acalma meu coração ansioso e me ensina todos os dias a ter fé, a esperar todas as coisas nEle, pois Ele em sua infinita bondade já me mostrou várias vezes como é fiel, apesar da minha infidelidade. O Senhor me faz querer todos os dias ser uma pessoa melhor, não melhor do que os outros, mas melhor para os outros.
Uma vez que decidimos ir ao encontro de Deus, daqui a pouco, sem querer, nós já somos evangelizadores. Evangelizamos com nossos atos, com nosso testemunho, com o amor que nos ilumina. Passamos a desejar do fundo do nosso coração que as pessoas também descubram esse amor e como são únicas, especiais e amadas por Deus.
A partir desse momento, precisamos ter consciência que não será fácil; como dito acima, o amor de Deus transforma e ilumina, e ao deixar ser iluminado por esse amor, temos a oportunidade de enxergar todas as coisas que precisam de limpeza em nossos corações, possibilitando o conhecimento e reconhecimento daquilo que não bate com o jeito de Jesus, aquilo que precisamos melhorar. Aceitando tudo isso, seremos pouco a pouco transformados à luz da palavra de Deus.
Essa transformação parte também da nossa decisão, as nossas escolhas guiarão o nosso caminho, não adianta jogarmos nas costas de Deus a responsabilidade por todas as coisas de nossa vida. Moisés já nos falava que as nossas escolhas têm consequências, se escolhemos coisas ruins, vamos colher coisas ruins. Se plantamos coisas boas, vamos colher coisas boas.
O Senhor nos propõe um caminho, um caminho transformador, e quanto mais nós conhecemos os caminhos de Deus, mais facilmente vamos nos livrar das más consequências, porque nas sendas e nos caminhos do Senhor nós temos apenas boas obras.
Por Bruna Becari