Os Sacramentos são sinais da graça de Deus. São presentes que Ele nos deu para nos animar na caminhada cristã. Em cada um dos Sacramentos da Igreja Jesus está presente e nos faz participar da sua vida e da sua Misericórdia. Viver os Sacramentos é viver o amor divino. A Eucaristia faz parte dos Sacramentos da iniciação Cristã: O Batismo é o Sacramento da Filiação Divina e do ingresso no povo de Deus. A  Crisma é o Sacramento do Espírito Santo. A Eucaristia é o alimento do povo que caminha sob as luzes do Espírito. É o Sacramento que nos conserva em comunhão com Deus e com os irmãos.

A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo. Por isso mesmo, Cristo une todos os fiéis em um só corpo, a Igreja. Como famílias cristãs devemos nos empenhar a viver intensamente esse Sacramento na LITURGIA.

A procissão rumo ao altar, para receber a hóstia consagrada, é caminho em direção a Deus, caminho de fé, de comunhão e de testemunho. Comungar é estar com o Senhor e tornar-se semelhante a Ele. A comunhão aumenta a nossa união com Cristo. Ela renova, fortalece, aprofunda esta incorporação à Igreja, já realizada no Batismo

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”(Jo 6,54)

Eucaristia em grego significa agradecimento. As palavras “eucharistein” (Lc 22,19; 1Cor11,24) denota “ação de graças” enquanto “eulogein” ( Mt 26,26; Mc 14,22) é “dizer o louvor”, “bendizer, louvar”. Nela agradecemos ao Pai que nos ama imensamente e nos deu seu próprio Filho.

Na Eucaristia temos o corpo e sangue, alma e divindade de Cristo, que se faz presente na vida da humanidade, e a humanidade se faz presente na vida de Cristo. O que o alimento material produz em nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual. A vida em Cristo tem seu fundamento no banquete eucarístico:

“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que de mim se alimenta viverá por mim” (Jo 6,57).

Na noite em que foi entregue para ser crucificado, Cristo na ceia, deixa para nós a sua presença: “fazei isso em memória de mim”. Comungando o Pão vivemos a memória de Cristo e recebemos a força para honrar o sacrifício da cruz em cada palavra e ação, para darmos bons frutos de boas obras.

O sacrário é a casa onde Cristo se encontra pessoalmente. Lá, Jesus está sempre à nossa disposição. Podemos recebê-Lo fisicamente na Missa, com a Eucaristia, ou podemos ir ao templo e orar a Ele, conversar com Ele, adorá-Lo, contar-lhe coisas de nossa vida, nossas alegrias, nossos projetos e decepções.

Receber JESUS na EUCARISTIA pela primeira vez é um momento único e inesquecível, ao mesmo tempo em que é uma grande responsabilidade.

Devido o período de distanciamento social que vivemos, as várias turmas de catequizandos serão divididos para receberem a primeira Eucaristia, em celebrações especiais ao longo dos meses de maio e junho.

No dia trinta de abril de 2021, a Catedral iniciou a realização das celebrações do Sacramento da Eucaristia dos catequizandos da quarta fase de 2109/2020.