Vivemos em um mundo que a cada dia se torna mais conectado, é possível ter acesso à informação de qualquer canto do mundo, a qualquer instante, é possível comunicar-se com muita facilidade e rapidez.

Somos o tempo todo bombardeados por informações e redes sociais que nos revelam predominantemente as vaidades e aparências exteriores, despertando em nós desejos e vontades, mas que dificilmente percorrem um caminho interior, de nossa consciência e aquilo que está no mais íntimo de nossas almas.

Nós jovens, diante de tantas informações, cobranças do mundo moderno, temos sido mais ansiosos, mais inquietos, mais preocupados com questões mundanas como a vaidade, a aceitação, o sucesso, a aparência e, assim, a busca real pelo sentido o qual estamos de passagem nesta terra se torna cada dia mais distante de nossos olhos e corações.

Assim, um abismo é criado entre o nosso apego às coisas do mundo e a nossa vida em Deus, que exige um livre desprendimento das coisas terrenas.

Com tanta informação, é preciso saber filtrar o que de fato é bom para nossa vida e seguir o melhor caminho.

Como Jovem, a pergunta é: por que devo conhecer melhor a bíblia? Por várias razões, mas a principal delas é que a leitura leva o jovem a conhecer a história da fé da humanidade e aprender com os desafios e ações que foram necessários para o fortalecimento da crença em Deus.

E não só isso, mas a Bíblia também traz inúmeros ensinamentos que, apesar dos séculos, ainda se mantêm firmes porque foram calcados na moral e ética do amor em Deus.

Conhecer a Bíblia terá maior discernimento para fazer suas escolhas, porque o maior guia serão as ações de pessoas que tiveram provas duras e, no entanto, não ficaram enfraquecidas na fé. Mesmo com a evolução da humanidade e as inúmeras descobertas tecnológicas, a essência do homem não mudou no decorrer dos últimos milênios.

Há no sofrimento de Jó, também o nosso sofrimento. Há no tamanho medo e pouca fé de Pedro, também o nosso. Há no sentimento de culpa e arrependimento de Maria Madalena, também nós. Há na tamanha sede e fome espiritual da Samaritana, também a nossa sede espiritual e infindável insatisfação quando somos alimentados pelas coisas do mundo.

O jovem que lê a bíblia sabe que muitas das atribulações e provas de fé fizeram parte de outras vidas, cujas histórias estão expressas ao ler a Bíblia. E nada melhor do que ter essas experiências para tomar decisões acertadas e coerentes com a de um cristão.

A Palavra de Deus é uma pessoa, não um livro. As páginas inspiradas da Bíblia existem para colocar-nos em contato com o Verbo que se fez carne.

Como indicativo dessa verdade, sirva-nos o prólogo que São João escreve à sua primeira carta:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida — vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós —, isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.” (1Jo 1, 1-4)

O que o discípulo amado do Senhor anuncia, portanto, não é uma peça de sua imaginação ou uma fábula passada pelos antigos, mas uma verdade palpável, que ele mesmo testemunhou: “O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida”.

As páginas sagradas não constituem um fim em si mesmo, portanto, mas são um instrumento para suscitar a virtude da fé, princípio de todo o organismo espiritual que Deus enxerta em seus filhos adotivos; são um meio para tornar-nos “participantes da natureza divina” (2Pd 1, 4) e saciar o nosso ser com a Palavra por que ansiava desde sempre o nosso inquieto coração.

Com a intenção de aproximar os jovens da Bíblia, foi apresentado recentemente uma nova edição do “Youcat” dedicado às Sagradas Escrituras.

Idealizada pela Fundação YOUCAT, a “BÍBLIA JOVEM” é uma coletânea dos trechos significativos que ajudam o jovem a se inspirar na Palavra de Deus.

Cada livro bíblico é precedido por uma breve introdução contextualizando o texto. Nas margens das páginas, o leitor poderá se encantar com frases da mais pura sabedoria de grandes santos e pensadores da humanidade, que atuam como chaves de leitura do capítulo bíblico correspondente.

O Papa desafia os jovens a ler a Bíblia que diz ser o seu “inestimável tesouro”. No prefácio à BÍBLIA JOVEM YOUCAT, Francisco confessa que a sua está muito velhinha e usada, mas recusa outra. “Viu as minhas alegrias, foi banhada pelas minhas lágrimas: é o meu inestimável tesouro. Vivo dela e por nada no mundo me desfaço dela”.

Hoje, ter uma Bíblia pode ser tão perigoso como ter armas, diz o Papa. “A Bíblia é um livro extremamente perigoso, de tal forma que em certos países quem possui uma Bíblia é tratado como se escondesse granadas no armário!”, afirma.

Francisco afirma que não se trata apenas de uma obra-prima literária ou de antigas e belas histórias, mas “com a Palavra de Deus, a luz veio ao mundo e nunca mais se apagou”.

O Papa Francisco escreveu no prólogo de uma edição da Bíblia alemã destinada aos jovens e lhes assegurou que a Bíblia é “algo divino, um livro como fogo, um livro por meio do qual Deus fala”.