O que é o Tempo Comum?

No ocidente, consideramos que o ano civil começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Mas o Ano Litúrgico não segue o mesmo calendário. Ele começa no primeiro domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal), termina no sábado anterior a ele e é dividido em cinco “Tempos Litúrgicos”: Advento, Tempo do Natal, Tempo Comum, Tempo Quaresmal e Tempo Pascal.

O Tempo Comum, que, diferentemente dos demais, não possui um tema específico, celebra o mistério de Cristo na sua globalidade. É um período em que aprendemos com Jesus, quando observamos Seus grandes e pequenos ensinamentos e sua caminhada missionária e em que vemos Deus nas coisas mais simples.
Este tempo abrange até 34 semanas, configurando-se como o período mais extenso do Calendário Litúrgico. Para que possamos celebrar de forma global a encarnação, a vida, morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo, ele é dividida em duas partes. A primeira começa depois do Natal e vai até o início da Quaresma. Nesta etapa, escutamos a Palavra e ouvimos o anúncio do Reino. Já a segunda parte tem início depois da Páscoa e segue até o Advento e é o momento de colocarmos em prática a vivência do Reino.

No período do Tempo Comum, os paramentos litúrgicos e as vestes sacerdotais usam a cor verde, que simboliza a esperança – sentimento que nutrimos nesta caminhada rumo a Deus.