Bom dia, Ministros Leitores
Para relembrar: este final de semana (dias 08 e 09 de setembro) as Leituras são as seguintes:
1ª Leitura = Isaías 35,4-7a (Os ouvidos dos surdos se abrirão e a boca do mudo gritará);
Salmo Responsorial = Sl 145 (Bendize, ó minha alma ao Senhor!)
2ª Leitura = Tg 2,1-5 (Não escolheu Deus os pobres como herdeiros do Reino?);
Evangelho = Mc 7,31-37 (Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar).

 

Na sequência, comentários que a Coordenadora FÁTIMA nos traz e que foram retirados do S.A.L. (Serviço de Animação Litúrgica):
“Diante de tantas ameaças de escravidão e de tantas atitudes escravizadoras, a Palavra deste Domingo profetiza a ação libertadora de Deus, em Jesus Cristo. Ele liberta o homem prisioneiro na mudez e na surdez, e o abre – effathà – para relacionar-se livremente.
Onde o Evangelho é ouvido, ali a surdez e a mudez deixam de existir e passa-se a ouvir o grito dos pobres e oprimidos; ali se profetiza a ação libertadora de Deus que produz vida plena e relacionamentos fraternos, sem distinção e privilégios para ricos e poderosos, como dizia a 2ª Leitura.
“Effathà” é um grito de libertação que cura e salva. A Bíblia não reconhece ao homem a capacidade e o poder de produzir a libertação total; esta pertence unicamente a Deus com sua Palavra que abre, liberta. A nós, o convite para assumir o projeto divino, propondo abrir-se ao projeto do Evangelho que salva e liberta plenamente.”
Amém!