Aconteceu no último dia 18 de setembro do ano em curso, na Catedral de Maringá, uma formação ministrada pelo Pároco Virgílio Cabral dos Santos, aos Movimentos, Pastorais e paroquianos, sobre 24º Plano de Ação Evangelizadora, tendo como objetivo geral da propostos pela Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, conforme a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 2015-2019), “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionário e profética, alimentada pela palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
Segundo o Padre Virgílio, “(…) se nós temos a Cristo, como Centro, nós vamos entender a proposta do Papa quando ele nos pede para que saiamos de uma pastoral de conservação para uma pastoral verdadeiramente de missão. O Papa nos convida a uma espiritualidade ecológica, chamando-nos para a importância de pensar primeiro em uma ecologia humana. Por isso só tem sentido se o ser humano estiver em primeiro plano. Criar primeiro uma espiritualidade ecológica, isto é, algo que nos mova, motive, nos ajude a verdadeiramente olhar para a casa do mundo e valorizar como a casa de todos. “
E como objetivo geral da ação evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, quadriênio 2017-2020, “Evangelizar, como igreja missionária, as famílias e o mundo urbanizado, seguindo o exemplo de Jesus Cristo pobre e servidor, em vista da construção do Reino definitivo.” O 24º Plano de Ação, nos apresenta as três prioridades definidas e dentro delas os projetos propostos para implantação e direcionamento para os próximos 4 anos, como segue:
1ª. Prioridade – Evangelização no mundo urbanizado, tendo como projeto: a) Cidadania e Participação no Mundo Urbanizado; b) Serviço Pastoral do Migrante; c) Cuidado com a Casa Comum: por uma Espiritualidade Ecológica e d) Implantação da Pastoral da Comunicação (PASCOM) em todas as paróquias e qualificação dos comunicadores.
Vale ressaltar aqui, que a PASCOM já se encontra implantada e em andamento há 3 anos em nossa catedral de Maringá, necessitando ampliação, aprimoramento e formação de seus membros.
2ª. Prioridade – Dimensão Missionária, tendo como projeto: a) “Igreja em saída” -Comunidade em Estado Permanente de Missão;
3ª. Prioridade – Família, projeto Evangelização Integral das famílias por meio do Setor Família. Padre Virgílio ressalta também que a Pastoral da Família já se encontra implantada há 2 anos, fazendo um excelente trabalho nas três dimensões: pré-matrimônio, pós-matrimonio e as chamadas casos especiais.
A Igreja convida os leigos e leigas para atuarem em unidade nas diversas frentes de trabalho e pastorais “[…] o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, e, outras realidades abertas à evangelização, como sejam o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento” (Paulo VI, EN, n. 70).