No itinerário da Iniciação Cristã, o início do Tempo da Quaresma é marcado pela confirmação da vontade dos catecúmenos, celebrada no Rito da Eleição no primeiro final de semana, no qual são eleitos para participar dos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia na Vigília Pascal.

Para celebrar a eleição, os catecúmenos são chamados a uma revisão de vida, porque deles é exigida a conversão de mentalidade e costumes, um conhecimento suficiente da doutrina cristã e o sentido da fé e da caridade; é necessário, também, que sua idoneidade seja comprovada (cf. RICA. Introdução n.23). Compreende-se, assim, que a eleição é momento decisivo de todo o processo catecumenal; todo o zelo para celebrar a eleição, até mesmo com certa solenidade, é expressão do seu caráter religioso e eclesiástico.

Os eleitos de Jesus eram pessoas que se sentiam atraídas por sua mensagem de vida. O que esperamos dos eleitos hoje?

– capacidade para viver em comunidade, porque ser batizado significa compromisso com o seguimento de Jesus e seu evangelho; a vida eclesial se concretiza pela inserção ativa na comunidade, pela capacidade de relacionar-se com todos os seus membros – nas dores e nas alegrias -, pela participação na missão…

– capacidade para professar a fé, porque não se quer alguém que saiba de cor os fundamentos da fé, mas quem compreenda o que professa. A fé batismal, necessária para aproximar-se dos sacramentos pascais, é reconhecimento de Deus vivo, da soberania de Jesus Cristo e do Espírito que tudo vivifica. Os eleitos devem expressar a aceitação de uma vida de fé que se manifesta por meio de uma mentalidade e de um comportamento cristãos.

– capacidade para viver o evangelho, compreendendo o sentido da justiça cristã e dos valores cristãos; na Quaresma os eleitos são chamados a refletir sobre o significado do perdão de Deus e a descobrir suas faltas pessoais na dinâmica da misericórdia e da santidade de Deus, crescendo em confiança e em esperança.

Caros irmãos e irmãs, preparando-nos para celebrar os mistérios da paixão e ressurreição, iniciamos hoje os exercícios quaresmais. Os eleitos que conduzimos conosco aos sacramentos pascais esperam de nós um exemplo de conversão. Roguemos ao Senhor por eles e por nós, a fim de que nos animemos por nossa mútua renovação e sejamos dignos das graças pascais.” (RICA. n.375)

 

Maria do Carmo Rollemberg