Todos os anos, na Vigília Pascal, os adultos que participam dos grupos de catequese na paróquia Catedral são admitidos aos sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. O Tríduo Pascal consiste nos dias centrais do ano litúrgico, e celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Nesses dias, de modo muito especial, a Igreja recorda a redenção de Cristo.

Infelizmente, em 2020 e novamente esse ano,2021, não foi possível celebrarmos com os catequizandos na noite da Vigília Pascal. Mudou-se a data por necessidade pastoral, mas deve permanecer grande a alegria de celebrar com aqueles que se deixaram tocar por Jesus, aceitaram seu chamado e pedem à Mãe Igreja os Sacramentos da Iniciação Cristã. Neste ano de 2021, a Celebração dos sacramentos da Iniciação Cristã com adultos aconteceu no último sábado, dia  26 junho às 19h.

A celebração dos sacramentos da Iniciação Cristã com os  adultos na noite da Vigília quer nos ajudar a compreender que, recebendo os sacramentos pascais, passamos igualmente da morte à vida com Cristo e somos configurados nesses mistérios: o que acontece com Cristo acontece com cada um de nós que Nele fomos enxertados pelo Batismo.

Entendendo a Iniciação Cristã como o processo percorrido para que a pessoa se torne cristã e, a metodologia de inspiração catecumenal proposta pela Igreja, se resgata o caminho formativo dos cristãos nos primeiros séculos do cristianismo, nos colocando diante de uma escola de fé e de conversão, assegurando a interação entre Catequese, Liturgia e prática cristã.

A inspiração catecumenal envolve um processo de educação cristã integral da pessoas em todas as dimensões da vida cristã – dentre elas, a litúrgico-celebrativa. A Liturgia marca fortemente todo o processo com gestos, símbolos, orações e textos bíblicos, e não está restrita aos sacramentos da Iniciação Cristã. De fato, são vários os ritos celebrados ao longo desse processo – Admissão, Eleição, Entregas, Escrutínios.

Na última ceia com os discípulos Jesus entregou-se como alimento no pão e no vinho, depois, prometeu o Espírito Santo (cf. Jo 14,16). Antes de voltar para o Pai ordenou aos discípulos que anunciassem sua Palavra e batizassem os que nele cressem (cf. Mt 28,18-20). Eis, então, os sacramentos da Iniciação Cristã, base da vida cristã.

Ao resgatar a celebração conjunta desses sacramentos, como acontecia no início do cristianismo, a Igreja quer chamar nossa atenção para a unidade entre eles e para o caráter pascal (passagem) do Batismo “início da vida nova em Cristo”.

O Batismo é o nascimento para a vida cristã. Somos tomados pelo Espírito Santo, somos filhos no Filho, membros da Igreja, família de Deus. A Confirmação nos dá forças para seguir os passos de Jesus. Esse sacramento nos leva ao compromisso firme com a Igreja e ao testemunho convicto de Jesus entre os homens. A Eucaristia é alimento e sustento para nossa vida cristã e nos dá coragem para seguirmos fiéis aos ensinamentos de Jesus, na vivência do amor, da comunhão e da caridade(cf. CIgC n.1275).

“Ninguém nasce cristão, mas torna-se cristão”: essas palavras de Tertuliano no séc. II, mas sempre atuais, nos ensina que só nos tornamos cristãos na caminhada em uma comunidade de fé. Ainda que cada sacramento seja um ato pessoal que expressa o encontro entre Deus e uma pessoa, ele não diz respeito apenas a quem o recebe, mas a toda a comunidade. Por isso, a Igreja celebra e renova constantemente, desde sua origem, a presença de Jesus no meio do povo. A comunidade é chamada a assumir seu papel de catequizadora ao mesmo tempo em que é catequizada em cada celebração da Catequese com Adultos. Toda a comunidade deve sentir a alegria de receber os novos membros e acolher cada um como verdadeiros irmãos na fé.

ESCRITO POR: Maria do Carmo Rollemberg – Catequista e coordenadora paroquial – Catequese com Adultos na Catedral de Maringá