Muitas pessoas ainda estranham a proposta da Catequese de inspiração catecumenal. Um aspecto que surpreende é que os encontros nos grupos de Catequese não param depois da Vigília Pascal, quando são celebrados os sacramentos da Iniciação Cristã.

Isso acontece porque persiste a compreensão de que o objetivo maior da Catequese (crianças, adolescentes, adultos) é preparar para receber os sacramentos. De fato, a Catequese tem estado associada aos sacramentos há alguns séculos, com uma “utilidade” dependente da celebração desses sacramentos. Porém, essa compreensão é equivocada, porque o objetivo da Catequese é evangelizar, fazer novos discípulos de Jesus Cristo. E, com esse entendimento, podemos avançar e perceber que a Catequese é ocasião para fazer a experiência de Deus e a celebração dos sacramentos é consequência de uma adesão, é um passo no caminho de seguimento de Jesus Cristo.

No processo catecumenal, celebrados os sacramentos tem início o tempo da mistagogia. Qual seu objetivo? Mergulhar no mistério, fazer a experiência do mistério pela vivência dos sacramentos, crescer no sentimento de pertença ao grupo de discípulos de hoje, a comunidade de fé, perceber a comunicação da graça de Deus nos símbolos presentes na Liturgia.

Batismo é assumir-se filho de Deus, tornar-se parte da família de Deus. Confirmação é assumir o compromisso de viver a vida nova em Cristo, recebida no Batismo, em favor do Reino, aceitando fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus. Eucaristia é um mistério infinito de amor no qual somos mergulhados e do qual passamos a fazer parte, um mistério da comunidade de fé reunida pelo Senhor; Eucaristia é comunhão, com Jesus Cristo e com os irmãos, é alimento para seguirmos adiante em nossa caminhada.

Celebrar os sacramentos é uma etapa no processo catecumenal; passada a celebração, quem dela participou é chamado a conhecer mais profundamente e vivenciar o Mistério Pascal, a experienciar os sacramentos recebidos – sentir-se filho, em comunhão na comunidade, caminhando na companhia do Senhor que se dá como alimento e ajudando a construir o Reino. Por isso o tempo da mistagogia é importante para a caminhada cristã daqueles que acabam de celebrar os sacramentos. Por isso a celebração dos sacramentos não é a “celebração de conclusão” da Catequese.

Afinal, muito mais importante que a “primeira comunhão” são as outras que se seguem, porque importante mesmo é perseverar no discipulado. Aí sim, a catequese terá alcançado sua finalidade!

 

Maria do Carmo Rollemberg