A Liturgia marca profundamente toda a caminhada catequética de inspiração catecumenal com gestos, símbolos, orações e textos bíblicos; as celebrações são momentos privilegiados para a experiência de fé e a Palavra nelas proclamada chama a atenção de cada catecúmeno e catequizando para a ação de Deus em suas vidas.

A Quaresma é um tempo propício para renovar a comunidade dos fiéis e os catecúmenos pela Liturgia, pelos exercícios quaresmais, pela preparação para o Batismo, pela penitência. Na Catequese com Adultos, o Rito da Eleição (celebrado no 1º Domingo da Quaresma) assinala a entrada neste tempo forte, no qual são celebrados os escrutínios (3º, 4º e 5º Domingos da Quaresma).

“Os escrutínios, solenemente celebrados aos Domingos, têm em vista (…) descobrir o que houver de imperfeito e fraco no coração dos eleitos, para curá-los; e o que houver de bom, forte, santo, para consolidá-lo.”

Escrutínio é um exame minucioso. Em cada celebração, os eleitos são chamados a examinar sua consciência para identificar tudo o que os afasta da proposta de vida oferecida por Jesus, a discernir suas escolhas à luz da Palavra de Deus, a reconhecer nossa fragilidade humana e a acolher a graça divina que lhes é oferecida. As celebrações dos escrutínios são, portanto, momentos de discernimento, na oração, sobre a situação de conversão de cada um e de estímulo a uma vida verdadeiramente unida a Cristo. Sem dúvida, também a comunidade, enriquecida pela escuta e meditação da Palavra, é chamada a examinar sua vida e a crescer no seguimento de Jesus.

Na celebração dos escrutínios há dois “momentos” fortes: a oração de exorcismo e a imposição das mãos. O objetivo da oração é pedir que o Espírito Santo ajude os catecúmenos em seu crescimento interior e que eles se coloquem abertos à ação do Espírito. O gesto de impor as mãos sobre os catecúmenos que acompanha a oração de exorcismo significa a vinda do poder de Deus, isto é, de seu Espírito sobre eles – para libertá-los de toda incredulidade e de toda dúvida e fortificá-los na virtude da fé, da esperança e da caridade.

 

Celebração dos Escrutínios na Paróquia Catedral, dias 03-10-17 de março, às 19h30.

 

Ritual da Iniciação Cristã de Adultos. Introdução n.66.