O tempo da purificação e iluminação no processo da Iniciação Cristã dos adultos coincide com o tempo litúrgico da Quaresma. De fato, tanto na Liturgia como na Catequese, pela preparação ou comemoração do Batismo e pela penitência, a Quaresma renova a comunidade dos fiéis e seus catecúmenos e os dispõe para a celebração do Mistério Pascal, ao qual os sacramentos de iniciação associam cada um (cf. Introdução ao Rito da Iniciação Cristã de Adultos. n.21).

Entre as celebrações desse tempo encontram-se as “entregas”, pelas quais a Igreja confia aos eleitos os documentos considerados desde a antiguidade como o compêndio de sua fé e oração – o Símbolo e a Oração do Senhor; a sua finalidade é que os eleitos sejam inundados pela luz da fé. Com a entrega do Símbolo, recordando toda a obra realizada por Deus para a salvação dos homens, o seu olhar e seu coração se enchem de fé e de alegria; com a entrega da Oração do Senhor, eles são chamados a perceber o sentido do espírito de filhos pelo qual chamam Deus de Pai (cf. Introdução ao Rito da Iniciação Cristã de Adultos. n.24-25).

Ao receberem o Símbolo da fé da Igreja e a Oração do Senhor os eleitos são desafiados a continuar sua caminhada assumindo-os como compromisso de vida a serviço da transformação do mundo e da história na direção do projeto do Reino de Deus.

Para os crismandos, as entregas do Símbolo e da Oração do Senhor podem ser feitas e significam a ação de Deus na caminhada da Catequese que se dispuseram a fazer.

 

Maria do Carmo Rollemberg