JUVENTUDE CONSTRUINDO UMA NOVA SOCIEDADE

Queridas jovens, queridos jovens!

Hoje celebramos o 30º Dia Nacional da Juventude, com a presença de cada um de vocês, jovens, na família, na Igreja e na sociedade. O futuro começa hoje, e vocês trazem no coração um desejo enorme de justiça, solidariedade, fraternidade, amizade, dignidade, enfim vida e vida em abundância para todos.

Não construímos nada sozinhos. Sei que vocês são muitos e muito corajosos, e só assim é possível realizar a construção de uma nova sociedade, digna dos jovens de hoje e de amanhã. Uma sociedade nova com jovens novos, protagonistas incansáveis na luta pelo bem comum de todos.  Os desafios são enormes, mas acreditamos na utopia de que tudo é possível para aqueles que amam a Deus (cf.Jo 10,10).

O belo tema, escolhido para a celebração do DNJ deste ano veio do evangelho de Lucas, quando Jesus coloca: “Estou no meio de vocês como aquele que serve” (Lc 22,27). É Jesus que Se colocou no nosso meio como Servo dos servos, não por status, poder, ou reconhecimento.

Ele quis servir e não ser servido. Recentemente o papa Francisco disse uma frase, que chamou atenção do mundo: “Quem não vive para servir não serve para viver”.

A nossa vida só tem sentido doando, sem reservas ou expectativas de recompensa. Quantos pequenos gestos, deixemos de lado, por descuido ou falta de atenção, um abraço, um bom dia, um muito obrigado, um pedir desculpas. O serviço começa dando atenção, carinho, afeto, dando a nós mesmos, mais do que doar coisas.

Celebrar o DNJ é recordar a presença de Jesus que está no nosso meio, como servidor. Ele está para ser encontrado, e encontrando entregar a vida.

“Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que ainda há tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida” (EG, n. 49).

Sem medo de falhar, é preciso sair de nossas estruturas, pensando só no próprio movimento, na própria pastoral ou no seu próprio grupo. Somos uma Igreja em saída, aberta e hospitaleira,  pois uma multidão faminta por Jesus espera por você querido jovem!

Convido todos os jovens que participam de um grupo, que participam de uma comunidade: vamos formar uma grande rede de evangelização da juventude.

Precisamos unir os vários carismas e dons com o objetivo de  fecundar o nosso trabalho pela comunhão e unidade. Não podemos levar Jesus cada um para o seu lado.  A fecundidade de nosso trabalho evangelizador vem da união entre nós; para anunciar com mais força e coragem que só o encontro com Jesus transforma o jovem e  cria uma nova sociedade.

Convido a todos vocês  jovens de nossas comunidades para acolherem, com muita caridade, todos os jovens afastados. Convido a todos para participar a partir de agosto 2016 do Projeto “Rumo aos 300 anos de Aparecida” em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”.

Serão vocês jovens que levarão a imagem de Nossa Senhora Aparecida em missão nas vossas paróquias. Coragem, ânimo! Vamos evangelizar, pois Jesus está no nosso meio como aquele que serve! (Lc22,27).

Deus derrame suas bênçãos sobre todos vocês!

 

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

http://www.youtube.com/watch?v=waggBcPjOEQ