Encontrar-se, permanecer, transformar-se: esses são três aspectos essenciais para o processo da Iniciação Cristã. Trazemos hoje algumas ideias sobre o encontro.

Nas palavras do Papa Emérito Bento XVI vemos o encontro como um aspecto fundamental para a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo: “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (Deus caritas est n.1).

Na Iniciação Cristã o encontro com Jesus Cristo deve ser um momento impactante que responda à busca de sentido para a vida. A catequese deve ajudar os catequizandos para que tenham uma experiência viva de encontro com alguém, uma Pessoa viva, e não com uma teoria ou um conjunto de ensinamentos para memorizar.

Se Jesus Cristo é uma Pessoa viva, onde pode ser encontrado? Ele não está longe de nós! Os lugares do encontro com Jesus são as Escrituras Sagradas, a Liturgia, a Eucaristia, o sacramento da Reconciliação, a oração, a comunidade, os que sofrem, (cf. DAp 247-265). Com a catequese, esses “lugares” devem tornar-se familiares para quem faz o caminho da iniciação.

Há ainda uma questão: todo encontro com Jesus é precedido por um chamado confrontador – não porque diz respeito a uma mudança de crença, de costumes, de uma consciência moral, mas porque envolve um conflito de vontades: somos colocados diante de uma vontade que não é a nossa, mas a vontade de Jesus Cristo. Um exemplo disso encontramos no jovem rico (Mt 19,16-22), que nos questiona: estamos dispostos a abandonar nossa própria vontade e outros “senhores” que nos controlam para ter Jesus como nosso único Senhor? A catequese tem esta tarefa: anunciar a alegria da fé, mostrar o entusiasmo de sermos cristãos e de nos sabermos muito amados por Jesus!

E nós, catequistas? Sem termos feito esta experiência de encontro com Jesus, faremos da nossa catequese uma teoria distante da realidade, uma catequese morna, sem entusiasmar nossos catequizandos e sem ajudá-los a encontrarem-se com Jesus Cristo.