O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, afirma que o querigma deve ocupar o centro da atividade evangelizadora. Devemos sempre ressoar: “Jesus te ama, deu a sua vida para te salvar e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (EG 164). Disse o Papa: “Nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio… É o anúncio que dá resposta ao anseio de infinito que existe em todo coração humano” (EG 165).

Cada pessoa busca um sentido para a sua vida, busca uma experiência de fé que possa saciar a sede do seu coração. Aqui está a Catequese com Adultos: um caminho a ser percorrido a partir do querigma, falando ao coração do catequizando sobre a pessoa de Jesus Cristo, para ajudá-lo a saciar seus anseios. Como apresentar o querigma aos adultos? Gosto de trazer a palavra do profeta Isaías (Is 43,1-5), pois não há quem não se encontre em tal declaração de amor: “Pois és muito precioso para mim, ….”

Muitos adultos chegam à catequese carregando dúvidas, questionando a fé diante da realidade da vida ou mesmo tomados por pensamentos não-cristãos. Cabe ao catequista acolher as histórias de cada um, dialogar e, a partir das suas necessidades, conduzi-los pelo caminho que leva a Jesus. Temos, então, o querigma, o primeiro contato com a verdade cristã: Jesus, o homem que veio ao mundo por todos os homens. As palavras do apóstolo Pedro (At 2,14-39) são norteadoras para nós, catequistas; recorrendo ao Antigo Testamento e munido de bom senso, Pedro anuncia às pessoas o essencial da fé: Jesus Cristo é aquele de quem Deus tem dado testemunho, que foi morto, ressuscitou e encontra-se exaltado à direita do Pai, que nos enviou o Espírito Santo. Ele é o Senhor e diante dele toda pessoa sente-se interpelada e se percebe necessitada da misericórdia e da salvação de Deus.

Ainda que sem saber ou com desconfiança, o adulto quer escutar a mensagem da salvação. O catequista, ao anunciar Jesus Cristo e sua obra salvadora, convida à conversão e à fé e chama para que se torne discípulo do Mestre Jesus. É preciso ser audacioso: não há lugar para receios no chamamento ao caminho de Jesus! Quem está convencido do valor do Evangelho o anuncia com entusiasmo e, mais facilmente, leva seus catequizandos a Jesus!