Uma tarde de domingo diferente. Às 15h a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória ficou lotada domingo, 13 de dezembro de 2015, data da abertura do Porta Santa no Ano Jubilar da Misericórdia em Maringá.

Em Maringá a Porta Santa foi aberta pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. Veja aqui, em vídeo, como foi a celebração na Catedral de Maringá. http://goo.gl/LA5x6g

Em sua homilia, dom Anuar disse que “o milagre acontece no coração que ama e que usa de misericórdia para consigo mesmo e para com os irmãos. A Porta Santa fará milagre se você estiver disposto a fazer mudança de vida, principalmente através das obras de misericórdia, de uma boa confissão, na participação da Eucaristia, e vivendo reconciliado com Deus, com o irmão e contigo mesmo”.

No Vaticano o Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi iniciado terça-feira, 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição. De acordo com o papa Francisco “para viver e obter a indulgência os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais, em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão”. Também os santuários poderão receber os fiéis.

O papa Francisco destacou que o momento da peregrinação e da entrada pela Porta Santa deve estar unido, “em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à celebração da santa Eucaristia com uma reflexão sobre a misericórdia”.