Na realidade atual percebemos situações de crise, com prejuízos éticos e morais, e uma significativa indiferença religiosa; os adultos são bombardeados continuamente com diversas ideias e valores e, com frequência, mostram-se vulneráveis em questões de fé.

Todos nós conhecemos adultos católicos não verdadeiramente convertidos e, portanto, não convictos, que desconhecem o fundamental sobre sua fé. Também há adultos imaturos que se agarram a devoções mágicas ou se deixam levar pelo lado emocional, e buscam a Igreja para satisfazer uma necessidade pessoal. Sendo assim, a realidade pastoral dos dias atuais, marcada pela mudança sociocultural e por um apelo a um novo jeito de ser Igreja, exige um novo rosto para a Catequese com Adultos, uma das atividades mais fecundas para a renovação das comunidades eclesiais e uma prioridade inquestionável em nossa Igreja.

Podemos afirmar que a Catequese com Adultos é, ao mesmo tempo, solução e desafio. Solução porque pode levar o adulto a melhor compreender e vivenciar sua fé; desafio porque, no contexto atual, impõe-se a pergunta: como fazer a Catequese com Adultos? Como dar respostas aos adultos que buscam saciar sua sede? Neste espaço, pretendemos abordar alguns aspectos desta discussão.

Fonte: CNBB/Regional Sul 2/Animação Bíblico-Catequética. Catequese com Adultos de Inspiração Catecumenal. Diretrizes. Curitiba: CNBB, 2016. p.6.