Prezados,

Diante das inúmeras atividades do trabalho, dos incontáveis deveres cotidianos e as mais diversas ocupações que “roubam” nosso tempo, nos esquecemos do milagre que acontece e se renova a cada segundo.

Me refiro ao milagre de nossa existência material.

Ás vezes é necessário parar tudo, silenciar a alma/coração e perceber: estamos vivos!

Você que está lendo este “post” já parou para refletir que não possuimos qualquer garantia destinada a assegurar a permanência de nossa vida?? (Aqui não me refiro a seguros de vida, planos de saúde, etc, etc).

Explico: ao nascermos não somos informados de nossa “data de validade”…. podemos expirar/deixar de existir após 02 horas, 02 meses, 02 anos ou, quem sabe, sendo otimista, superar os 90 anos…

Muito embora nem sempre pensemos a respeito, o fato é que somos, materialmente, mortais.

Podemos não estar vivos na próxima hora, no entanto, não somos consultados sobre a conveniência ou não de tal ocorrência.

Basta algum órgão vital apresentar “problema de funcionamento” para o milagre da vida material ser posto em situação de risco….

Sei que é desconfortável falar sobre nossa finitude física…. Mas, é necessário.

Penso que é essencial manter o olhar sobre o inevitável fim para colocar cada coisa em seu devido lugar, valorizar o que realmente importa e dispensar o que é inútil.

A realidade é que o coração de cada pessoa é um motor cuja ignição foi acionada por DEUS.

Só ELE sabe o momento em que irá nos “desligar” no material para nos conduzir à vida eterna.

O Tempo Quaresmal nos traz a introspecção favorável para entender que nossa vida real se encontra em DEUS e não é por acaso que, na 4ª Feira de Cinzas (ao termos marcado o sinal da cruz em nossa fronte), nos é dita a frase “lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”, como citação do Versículo 19, do Capítulo 3 do Gênesis: “porque és pó, e pó te hás de tornar”.

Saliento o ensinamento contido no Versículo 23, do Capítulo 6 da Carta de São Paulo aos Romanos: Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

A Palavra, tanto no antigo como no novo testamento, está a nos alertar para não priorizarmos a vida terrena e as “coisas do mundo” e isto pode ser aferido na Carta aos Colossenses (Capítulo 3, Versículos 1 a 3): “…buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisa lá de cima, e não às da terra.”

Portanto, durante a transitoriedade da vida terrena, precisamos nos preparar para a vida espiritual e sempre ter em mente as palavras de JESUS que São João nos relata no Versículo 47, do capítulo 5:

Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”.

Josiani