No Domingo, 1º de maio, reuniram-se na Casa de Encontros Rainha da Paz, os catequizandos que receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã na última Vigília Pascal. O objetivo do encontro foi favorecer uma reflexão sobre a caminhada pessoal realizada na catequese e, também, participar de uma experiência de oração.

O encontro começou cedinho, com o café da manhã (o bolo da catequista Maria Takayama fez sucesso!). Na sequência, com desenhos, os catequizandos expressaram  seus caminhos de fé; foi bonito ver a partilha de escolhas e de esperanças (e dos desenhos também!).

Os catequizandos fizeram sua reflexão pessoal sobre o texto bíblico que está em Jo 15,1-17 (“Eu sou a videira, vós sois os ramos…”), seguindo os passos da Leitura Orante, e, depois, partilharam no grupo suas reflexões. O encontro terminou com uma celebração, na qual foram destacados três pontos:

– a responsabilidade de permanecer em Cristo é nossa, esta é a nossa maneira de corresponder ao dom da vida; nossa relação com Jesus não pode ser estática, baseada em experiência do passado, mas deve ser um relacionamento progressivo, na medida em que Cristo nos comunica sua vida.

– permanecer em Cristo é essencial para viver e dar frutos e, para isso, precisamos ser perseverantes na fé e no amor a Jesus; é o que Ele nos diz: sem mim vocês não podem fazer nada.

– Jesus nos ensina que somos muitos ramos nessa Videira, sem privilégios ou dominações: somos uma comunidade de iguais. Somos parte de Jesus, que é o todo.

Para esses grupos, os últimos encontros serão na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes e, por isso, havia já um clima de despedida. Mas, eram também visíveis os laços de amizade que se formaram ao longo desses dezesseis meses de catequese semanal!

“Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber, tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossas palavras e obras é nossa alegria.” (DAp, 29)