“E assim começamos nossa preparação para a Quaresma e também a Campanha da Fraternidade 2019 que aborda temas relacionados às Politicas Públicas, vias pelas quais os governantes realizam ações administrativa em vista do bem comum dos cidadãos, procurando aliviar os sofrimentos e propondo uma vida mais saudável.

Concomitantemente ao Tema da Campanha da Fraternidade, foi escolhido o tema para nortear nosso livro de celebrações quaresmais, tirado do texto do profeta Isaías, onde ele descreve uma das mais belas passagens bíblicas sobre a crucificação do Messias, bem como Seu estado físico ante esse ato de forma quase poética, mas que na realidade é profética.

Os sofrimentos de Jesus, o Messias esperado, deviam-se ao pecado, mas não ao Seu próprio pecado, pois nesses sofrimentos havia retribuição administrada pela mão divina sobre os pecados da humanidade. Afligido e ferido, Ele carregou as nossas tristezas, fazendo a expiação universal. Mesmo assim, quão poucos souberam disso, e quão poucos se importaram com o ministério misericordioso de Jesus.

Certamente, Ele tomou sobre si os nossos sofrimentos, pois os profetas anunciavam que o Messias viria ao mundo com a missão de morrer em uma cruz, como o pior dos homens, para pagar pelos pecados da humanidade, tornando-se a ponte que liga o homem a Deus e porta que leva o pecador à salvação.

Deus, em Jesus, faz sua parte em relação à humanidade, assume nossas dores e nos fortalece na caminhada. Precisamos, incessantemente de ações governamentais que possam também aliviar os sofrimentos de uma grande parcela da sociedade que caminha ao nosso lado.  Que as celebrações quaresmais possam nos ajudar a sermos uma sociedade melhor, com ações conjuntas em nosso cotidiano.”

Dom Mauro Aparecido dos Santos

Arcebispo Metropolitano de Cascavel e Presidente do Regional sul 2

Fonte: Livrinho de Encontros para Quaresma – Via Sacra – Celebração Pascal – Volume2 2019