Os mais antigos devem lembrar-se de quando, nas eleições, concluído o processo de votação, entravam em cena os escrutinadores, pessoas convocadas pelo TRE para contar os votos das seções eleitorais em favor de cada candidato. Eles atuavam nos escrutínios. Mas, há um sentido figurado para esta palavra (do latim scrutinium) que é o exame cuidadoso e detalhado. E o que são os escrutínios no âmbito da Iniciação Cristã dos adultos? Para isso, precisamos ter presente sobre a Quaresma:

– o seu ‘duplo caráter’ batismal e penitencial;

– o sentido de retiro coletivo durante o qual a Igreja se prepara para celebrar as solenidades pascais, purificando o coração e com uma prática perfeita da vida cristã;

– a dimensão de preparação para os catecúmenos que irão receber os sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal.

Os escrutínios estão entre as celebrações catecumenais da Quaresma desde os primeiros séculos da nossa Igreja, para destacar a ação de Deus e o esforço dos catecúmenos na renovação da sua vida. A sua finalidade consiste em ajudar os catecúmenos a se abrirem à recepção da fé e do Batismo por meio de orações, purificações e jejuns.

Na celebração dos escrutínios, após a apresentação das preces pelos eleitos, é feita a oração de exorcismo, que apresenta duas partes: a primeira aborda o tema do evangelho e é dirigia ao Pai, que envia o seu Cristo aos personagens evangélicos e aos eleitos para libertá-los de tudo o que possa impedir a conversão total no caminho da fé; a segunda parte é dirigida a Cristo, que, mediante o Mistério Pascal, vence o mal, o pecado e o demônio, que impedem o acesso dos eleitos a Deus. Ao final, há o apelo ao Espírito Santo com a finalidade de transformar os eleitos. (Regional Sul 2- Animação Bíblico Catequética. Celebrações da Catequese com Adultos de Inspiração Catecumenal. Adaptações do RICA. 2016. p.34)

Para os já batizados, os exorcismos têm por finalidade reavivar a fé. Por isso, a celebração dos escrutínios é oportunidade preciosa que a comunidade cristã pode vivenciar com seus eleitos e crismandos; participando com eles da celebração dos escrutínios, enriquecida pela escuta da Palavra proclamada, toda a comunidade é chamada a examinar a vida para crescer no seguimento de Jesus. (Regional Sul 2- Animação Bíblico Catequética. Celebrações da Catequese com Adultos de Inspiração Catecumenal. Adaptações do RICA. 2016. p.35)

 

Maria do Carmo Rollemberg