CARTA EM APOIO AO PAPA FRANCISCO

Curitiba, 06 de setembro de 2018

Amado Santo Padre, Papa FRANCISCO.

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16,18)

Nós, que fazemos parte do Regional Sul 2 da CNBB, Paraná, Brasil queremos manifestar nossa solidariedade diante das infamantes e deploráveis ofensas dirigidas contra Vossa Santidade e Pontificado. Entendemos que os autores não amam a verdade, não amam a Igreja. Se a amassem, teriam seguido outros caminhos e métodos.

Santo Padre, saiba que estamos intimamente em comunhão com a Barca de Pedro, que lhe foi confiada. Suas palavras e testemunho têm nos renovado e nos fazem assumir com novo vigor a essência e a beleza que comporta o compromisso com “uma Igreja pobre e para os pobres.”

Reafirmamos a opção por uma “Igreja em saída” o que implica, de nossa parte, solidariedade, empenho comum, renúncia a toda forma de privilégio e, sobretudo abraçar nosso ministério como servos e irmãos que põem Cristo em primeiro lugar.

Infelizmente, a “mundanidade espiritual”, tão combatida por Vossa Santidade, se deixa vislumbrar em muitos gestos de quem se porta como pastores que “apascentam a si mesmos” e não para o Supremo Pastor – Jesus Cristo.

Santo Padre, agradecemos e admiramos sua coragem e intrepidez em confirmar a Igreja na fonte mais cristalina do Evangelho. Inspirados em seus gestos e palavras, nutrimos o desejo de beber na genuína mensagem de Cristo, porque só assim seremos autênticas testemunhas do Ressuscitado no mundo de hoje.

Muito obrigado por nos conduzir com sabedoria, humildade e alegria do Evangelho!

 

Pe. Valdecir Badzinski 

Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2

 

Dom Amilton Manoel da Silva

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e Secretário da CNBB Regional Sul 2

 

Dom Geremias Steinmetz

Arcebispo de Londrina e Vice-Presidente da CNBB Regional Sul 2

 

Dom Mauro Aparecido dos Santos

Arcebispo de Cascavel e Presidente da CNBB Regional Sul 2