Permanecer é um segundo aspecto fundamental no processo da Iniciação Cristã. Tendo feito a experiência do encontro pessoal com Jesus, cada pessoa é convidada a permanecer com Ele. O significado para permanecer é “continuar, conservar-se no mesmo estado ou qualidade sem mudança”. Como entender o sentido de “permanecer com Jesus”?

Se nossa vida cristã é uma experiência de fé, permanecer em Cristo é viver pela fé. Permanecer em Cristo é abraçar um relacionamento profundo e íntimo com Ele, e não se contentar com um conhecimento superficial ou meramente intelectual; é acolher sua Palavra e seu exemplo, procurando praticá-los, é confiar em seu Amor de predileção por cada um de nós.

Na parábola da videira (cf. Jo 15,1-11) Jesus enfatiza o verbo “permanecer”, mencionado doze vezes. Por que essa insistência? Para nos fazer entender a importância de permanecermos com Ele: é este o ensinamento do Mestre aos seus discípulos. É permanecendo em Jesus que poderemos ser “sal da terra e luz do mundo” e produzir bons frutos. Se não permanecermos com Cristo, sem cultivarmos uma vida de intimidade com Ele, corremos o risco de fraquejar na fé e desanimar diante de dificuldades, ou de sermos derrotados pelas tentações. Jesus insiste: “permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (cf. Jo 15,4).

Nos evangelhos vemos como Jesus procura as pessoas e as convida para uma relação pessoal: Jesus escolhe o grupo dos doze aos quais chama para que permaneçam com Ele (cf. Mc 3,14); João e André, tendo seguido Jesus, são chamados – “vinde e vede” – e ficam com Ele aquele dia (cf. Jo 1,39). Sem dúvida, temos muito a aprender com estes que responderam ao convite de Jesus. Suas respostas nos dizem que reconheceram um motivo de esperança para a busca e as inquietudes que traziam em seus corações.

Mas, como permanecer com Cristo? Somos felizes, porque Ele mesmo providenciou muitos meios: sua Palavra, a oração, a Eucaristia, os irmãos. Permanecer com Cristo é algo dinâmico, que se faz visível em nossas atitudes e em nosso agir, que nos faz “andar como Ele andou” (cf. 1Jo 2,6).

Na caminhada da Catequese precisamos mostrar aos nossos catequizandos que Jesus procura todos, sem exceção, para estar com Ele e chama a permanecer com Ele. É tarefa da Catequese levar os catequizandos a descobrir a alegria de permanecer em Jesus.