Olá Ministros Leitores!

Para inaugurar nosso espaço no Blog da Catedral decidi postar dois parágrafos do livro “A MISSA – Parte por Parte” do Padre Luiz Cechinato (Editora Vozes, páginas 50 e 51):

“Antes do Concílio Vaticano II não se dava muita importância à Liturgia da Palavra. Para muitos, a Missa era só a Liturgia Eucarística. Até chamavam a Liturgia da Palavra de “Ante-missa” ou “Missa dos Catecúmenos”. Ainda hoje a Liturgia da Palavra continua sendo uma preparação para a Eucaristia, mas de uma importância vital, como duas partes que se completam. Santo Agostinho já dizia: “A Palavra de Deus não é menos importante que o Corpo de Cristo”. Hoje até se fala em “Pão da Palavra e Pão da Eucaristia” para se referir à importância das duas partes. Pois o Sacramento sem a Palavra de Deus perderia o seu sentido e sua eficácia.

São Gregório diz que “a Bíblia é a carta de amor de nosso Pai, e nós a deixamos fechada no envelope”. O próprio Jesus nos fala esta famosa frase: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). Ele diz também que suas palavras não são apenas palavras como as nossas, mas são “espírito e vida” (cf. Jo 6,63).”

Diante das transcrições acima, fica o convite: vamos nos alimentar mais e mais do Pão da Palavra?