Ainda antes das 7 horas, com o despontar dos primeiros raios de sol de um dia luminoso, os participantes das várias pastorais e movimentos da Paróquia Catedral  Nossa Senhora da Glória, em Maringá, reúnem-se dentro da Basílica Menor para receberem a Bênção. Fortalecidos pelo sacramental, iniciam, em mais um ano, os abençoados trabalhos de confecção dos tapetes de Corpus Christi. Dentre essas pessoas, estão também famílias participantes da Pastoral do Oratório do Imaculado Coração de Maria, na Paróquia Catedral. A missão: preparar três tapetes para a procissão de Corpus Christi, que sempre acontece no período da tarde, no entorto da Catedral Basílica Menor.

Para a confecção desses tapetes, previamente desenhados, foram utilizados sal, tingido em várias cores, além de outros materiais, servindo-se de um plano de cores previamente estabelecido, buscando dar harmonia e beleza aos tapetes sobre os quais, em breve, passaria o Santíssimo Sacramento.  Quantas maravilhas o Criador disponibilizou para que serem utilizadas em Seu serviço e para glorificá-Lo!

Próximo do meio-dia o trabalho foi finalmente concluído.

Muitas pessoas do público, constituídas principalmente por famílias, têm o costume de passear no entorno da Catedral para apreciar os tapetes prontos, nos quais, em geral é utilizada uma grande variedade de materiais, desenhos, formas, etc., sendo  que a criatividade dos participantes das Pastorais e Movimentos constitui a nota tônica do imenso cordão formado pelos tapetes em torno da Catedral. Nunca faltam elogios do público para a criatividade empregada nos tapetes, e muitas pessoas, além de apreciá-los, querem também fotografar, filmar, etc.

Porém, absolutamente, não são os elogios que trazem contentamento às dezenas de pessoas que fazem parte das equipes. Por uma ação da Graça – talvez como uma pequena recompensa, fazendo ver e sentir a recompensa eterna no Céu, reservada aos filhos de Deus – o que mais os encanta é o simples gesto de terem participado do trabalho da confecção dos tapetes. Imediatamente após o término dos trabalhos, todos, em exceção, com uma alegria única, se comprometem a voltar no próximo ano! Esta é uma felicidade genuína, que brota da fonte inesgotável do Santíssimo Sacramento.

Neste nosso mundo onde o desrespeito para com os símbolos mais sagrados parece não ter medida – e muitas vezes parece até suplantar o amor dos católicos por sua Fé, desejamos que este trabalho se repita no próximo e em muitos outros anos ainda! E que o Santíssimo Sacramento seja cada vez mais louvado e exaltado! Os participantes da Pastoral do Oratório, na Catedral de Maringá, tiveram imensa alegria em participar!

Salve Maria!

Maria Jandira Campanholi dos Santos – Coordenadora Paroquial dos Oratórios

Se você deseja conhecer a origem da Solenidade de Corpus Christi, consulte o site dos Arautos do Evangelho de Maringá, clicando no link abaixo:

https://maringa.arautos.org/2013/05/frase-da-semana-2/